Bebida alcoólica prejudica a perda de peso?
- Priscila Ishimaru
- 30 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

E ai você passa todo empolgado com a nutricionista buscando perder peso e ela vem e fala: "Não consumir bebida alcoólica de forma alguma" e aquela sua empolgação de minutos atrás, foi embora com apenas uma frase rs. Quem aí, se identifica?
Meus pacientes queridos sabem, não gosto de proibir absolutamente nada (afinal, poder você pode tudo), gosto de entrar em um acordo e explicar o porquê de evitar, assim todo mundo sai consciente e feliz, não é mesmo?
Perda de peso e ingestão de bebida alcoólica não combinam e eu vou explicar o porquê:
Para cada grama de etanol metabolizado são formadas em torno de 7kcal/g. Levando em consideração que os carboidratos contém 4kcal/g, proteínas 4kcal/g e lipídios 8kcal/g.
O álcool é uma fonte de energia diferente de todas as outras porque não pode ser estocado no organismo, por ser uma substância tóxica deve ser eliminado rapidamente. Levando isso em consideração, o álcool tem preferência no metabolismo fazendo com que altere outras vias metabólicas, incluindo a oxidação lipídica, o que favorece no ganho de gordura e preferencialmente na área abdominal.
O álcool estimula vários sistemas neuroquímicos e periféricos o que contribui para a estimulação do apetite após o seu consumo.
Portanto, não é somente a contagem de calorias das bebidas alcoólicas que devem ser contabilizadas, mas também de que maneira são aproveitadas pelo nosso organismo.
Caso busque a perda de gordura, você já entendeu o porquê de não consumir bebida alcoólica. Mas vamos supor que mesmo assim você decidiu consumir. O que fazer para ser menos trágico?
Evite comer carboidratos quando ingerir bebida alcoólica (pão,açúcar , arroz, batata, mandioca, mandioquinha, inhame, batata doce) - pico de insulina + bebida alcoólica não combina. Se estiver em um bar coma iscas de frango acebolado ou de filé mignon, carpaccio, tábuas de frios (não é a melhor opção, mas melhor do que a batata frita e pãezinhos), mix de nuts (castanhas, nozes, amêndoas, pistache, macadamia, avelã), queijos e azeitonas.
Não consuma misturas para bebida alcoólica que contenha açúcar: energético, caipirinha (açúcar), refrigerante, tônica, água de coco, sucos de frutas, leite condensado (batidas). Dê preferência por vinho seco, caipirinha de limão sem açúcar, gin com água com gás e limão espremido ou bebidas destiladas puras.
Beba em menor quantidade. Quanto menos você beber, melhor
Intercale a bebida alcoólica com um copo de água para evitar a desidratação (e a ressaca também rs)
Evite o famoso "pãozinho líquido" que é a cerveja. Por ter um teor alcoólico menor do que os destilados, normalmente as pessoas ingerem em quantidades bem maiores. Levando o prejuízo pela alta quantidade consumida e pelo glúten em excesso. Para as pessoas que possuem uma sensibilidade ao glúten vão se sentir bem mais inchadas no dia seguinte.
Abaixo segue um resuminho de cada um:

Comments