Desmistificando a gordura
- Priscila Ishimaru
- 30 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Não teve presente melhor de dia do nutricionista (amanhã - 31/08), como o artigo que foi publicado ontem.
Como vocês sabem, principalmente meus pacientes, venho desmistificando (com embasamento científico, portanto não é uma opinião MINHA e sim comprovada cientificamente) o consumo de gorduras como o grande vilão da alimentação.
Vejo no consultório pacientes com diversos desequilíbrios metabólicos sendo "salvos" pela diminuição do consumo excessivo de carboidratos refinados e processados e consumindo gorduras, sim gorduras naturais dos alimentos.
Vivemos em um mundo que é estranho e restritivo (oi?) consumir comida natural e comum/normal o consumo excessivo de industrializados e de alimentos altamente modificados (bolachas, biscoitos, iogurtes artificiais, queijos processados e por aí vai).
Infelizmente cada vez mais vejo profissionais na área da saúde fechados para novos conhecimentos e a falta de interesse na atualização.
Bom, mas vamos ao que interessa. Ontem (dia 29/08) foi publicado na Revista The Lancet (uma das revistas médicas mais importantes do mundo) um estudo onde foi acompanhado mais de 135 mil pessoas em 18 países por mais ou menos 7 anos na faixa etária entre 35 e 70 anos e avaliaram as associações entre o consumo de carboidratos, a gordura total e cada tipo de gordura com doença cardiovascular e mortalidade total.
O estudo concluiu que a ingestão elevada de carboidratos foi associada a um maior risco de mortalidade total, enquanto que a gordura total e os tipos individuais de gordura estavam relacionados a MENOR mortalidade total. A gordura total e os tipos de gordura NÃO foram associados a doenças cardiovasculares, infarto agudo do miocárdio ou mortalidade por doenças cardiovasculares, enquanto a GORDURA SATURADA teve associação inversa com AVC. As orientação dietéticas globais devem ser RECONSIDERADAS à luz desses achados.
Portanto parem de se enganar com a tal da margarina becel "que faz bem pro coração", iogurtes zero gorduras mas lotados de aditivos químicos e açúcares, queijos processados "lights".
Mais uma vez a ciência comprova que a gordura natural dos alimentos não é, alias nunca foi um problema para a saúde. Portanto indústria, vocês não irão conseguir esconder por muito tempo.
Aos interessados, link do estudo:http://www.thelancet.com/action/showFullTextImages…
Comments